Notícias

Crítica: "Sai de Baixo - O Filme" (2019) & Entrevista com elenco


Quase 20 anos depois, os moradores do Largo do Arouche retornam! 'Sai de Baixo' volta mais uma vez, desta vez nas telonas, mostrando que alguns personagens sempre serão eternos.

'Sai de Baixo' foi um sitcom brasileiro que surgiu na televisão em meados dos anos 90 e se encerrou em 2002. O show trazia uma família disfuncional composta por Caco Antibes (Miguel Falabella), Magda (Marisa Orth), Cassandra (Aracy Balabanian), Tio Vavá (Luis Gustavo) e o porteiro Ribamar (Tom Cavalcante).

O show que durou 6 anos no ar aos domingos em horário nobre da Rede Globo, trazia personagens exagerados, caricatos brasileiros com personalidades e bordões que vivem até hoje. Não foi uma surpresa os personagens surgirem mais uma vez para uma nova história nesta fase onde o cinema nacional é recheado de comédias. 

A grande questão é: Aonde e como estariam esses personagens quase duas décadas depois, desde que nós os vimos pela última vez (sem contar o breve revival que a série teve com poucos capítulos em 2013) ? Talvez o filme não funcione como as demais comédias do cinema nacional, pois ao invés de criar uma história original com personagens que não conhecemos, 'Sai de Baixo - O Filme', se sustenta inteiramente com a nostalgia do público.

Infelizmente, 'Sai de Baixo - O Filme' acaba parecendo mais uma aventura de Caco Antibes e Magda com Ribamar do que uma reunião digna com o elenco inteiro, isso se deve ao fato da ausência no filme, de Luís Gustavo por questões de saúde e de Aracy Balabanian por apenas participar 3 dias de gravações, o que é motivo de piada entre os personagens durante o filme.




Para completar o time composto por Miguel Falabella, Marisa Orth e Tom Cavalcante, novos personagens surgem, interpretados por Lucio Mauro Filho, Cacau Protásio e Katiuscia Canoro - responsável por uma das cenas mais engraçadas do longa ao lado de Miguel Falabella -, que apesar de serem ótimas adições ao filme, não conseguem suprir a ausência de Cassandra e Tio Vavá.

Com a ausência dos atores originais e uma trama ambientada fora do apartamento do Arouche, fica claro que 'Sai de Baixo' se consagrou na televisão por tanto tempo e caiu na graças dos fãs pelo seu elenco original, ainda que o apartamento possa ser considerado um personagem fundamental, o que leva o filme não contar uma história digna do 'Sai de Baixo'.

Mesmo com o elenco incompleto, 'Sai de Baixo - O Filme' conquista o público com a nostalgia dos personagens tão queridos do público brasileiro, como Caco, Magda e Ribamar, trazendo uma comédia divertida e nostálgica.





Título: Sai de Baixo - O Filme

Direção: Cris D'Amato

Roteiro: Miguel Falabella

Elenco:  Miguel Falabella, Marisa Orth, Tom Cavalcante, Aracy Balabanian, Lucio Mauro Filho, Cacau Protásio, Katiuscia Canoro e Luis Gustavo

País/Ano: Brasil/2019

Data de lançamento: 21 de Fevereiro de 2019



NOTA: 7/10




Entrevista com elenco -

Durante a coletiva que aconteceu em São Paulo, os atores Miguel Falabella, Marisa Orth, Tom Cavalcante, Luis Gustavo Lucio Mauro Filho e a diretora Cris D'amato atenderam os jornalistas para conversarem sobre produção do longa e os desafios de fazer o filme.

Miguel Falabella comenta como foi recuperar o personagem de Caco Antibes 17 anos depois do show terminar, que apesar do tempo, o elenco estar junto e reunido é a chave para retomar o personagem de cada um. Miguel também relembra curiosidades e histórias por trás das cortinas de programa, como logo no início do programa, o elenco descobriu seu modus operandi através das improvisações nas cenas, o que se tornou a marca registrada do 'Sai de Baixo'.

"E no cinema, a gente manteve isso. O Tom, eu e a Marisa brincamos de improvisar e para mim, são os melhores momentos do filme. Quando a gente brinca, quando a gente improvisa e quebramos a 4ª parede e recupera o que foi o programa há 20 anos atrás." Comenta Falabella.

Tom Cavalcante por sua vez, comenta como foi trazer a comédia do 'Sai de Baixo' para os dias de hoje, onde o politicamente correto impera. "O 'Sai de Baixo' chega aos cinemas com um papel importante, dentro da cena nacional de cinema, a gente consegue depois de todo esse tempo, reunir um grupo, entrar na era do politicamente correto que estamos vivendo e o 'Sai de Baixo' vem desconstruir tudo isso sem atingir a ninguém, mostrando que é possível fazer humor por humor e fazer graça de uma forma leve (...)"

O ator Luis Gustavo, que interpreta o Tio Vavá e teve apenas uma pequena participação no longa, devido a problemas de saúde, esteve na coletiva e brinca com a "confirmação" que fez durante a pré-estreia na noite anterior. "Eu com certeza estarei no 2." disse Luis Gustavo dentro da sala do cinema. 

"Nós gravamos esse programa desde 96 até 2002, depois de 2002, mais de 17 anos assistindo repetecos, eu sempre me fiz uma pergunta que eu nunca soube responder: 'Por quê que um programinha de merda, mal escrito pra cacete, fazia tanto sucesso?' Eu nunca consegui entender (...) E ontem, eu assisti o filme, não tinha visto nem o trailer, eu assisti o filme como expectador, porque eu não trabalho no filme, na verdade eu só entro nos 5 minutos finais porque eu estava com problemas de saúde durante as filmagens e o Miguel teve que cortar, adaptar, enfim, deu o jeito lá pro Vavá não sumir do cartaz e no final a D'Amato me botou ali e tudo bem. Mas até os 5 minutos finais, eu assisti o filme como expectador e aí eu entendi porque ele faz tanto sucesso. Porquê ele é muito engraçado! Eu disse para eles hoje de manhã , que eu descobri ontem." Contou Luis Gustavo.

Nenhum comentário