Notícias

Crítica: Minha Fama de Mau (2019)


O filme Minha Fama de Mau conta a história de Erasmo Carlos, o grande cantor e compositor, parceiro, "amigo fiel, irmão camarada" de Roberto Carlos, que deu impulso na sua carreira de sucesso na Jovem Guarda. A trama mostra a sua batalha para entrar na carreira musical, o sucesso estrondoso e a fase de decadência, em que se afasta da música, para depois voltar com toda a força.

O filme começa muito bem humorado. Ele foca no grupo de amigos de Erasmo (entre eles Tião, que se tornaria o grande Tim Maia) que apronta todas juntos e compartilha o amor pela música. Balõezinhos, cores vibrantes e outros elementos das histórias em quadrinhos são utilizados para mostrar esse momento juvenil cheio de sonhos e descobertas. Essa atmosfera é muito contagiante. O processo de criação de melodias e canções mostrado nas telas é extremamente interessante, por conta do jeito brincalhão do Chay Suede interpretar a paixão por Rock n Roll de Erasmo.

Para completar esse clima bem humorado entra as conversas de Chay com a câmera, que prendem a atenção do telespectador facilmente.  Lui Faria, diretor do filme, explica a decisão por  esse recurso na coletiva de imprensa que aconteceu em São Paulo: " eu tinha a ideia inicial de colocar o próprio Erasmo narrando esse filme, como se fosse uma espécie de Gandalf que tomasse conta do filme, sabe? Um dinossauro do Rock, saca? Ele me disse que não, eu não quero trabalhar não, não quero filmar não, não quero fazer nada. Então, beleza, vou ter que sair com uma outra saída. E aí surgiu essa de ele falar com a câmera e o Chay pegou isso super bem. De fato tem essa diminuição de olhar, o cara vai entrando em outra fase que já não é adolescente."

Lui Farias é filho do cineasta Roberto Farias, que fez a trilogia de Roberto Carlos, Wanderléa e Erasmo Carlos para o cinema com Roberto Carlos em Ritmo de Aventura (1968), Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-rosa (1970) e Roberto Carlos a 300 Quilômetros por Hora (1971). Esses foram filmes muito divertidos e que fizeram muito sucesso na época de lançamento.

Minha Fama de Mau retrata essa época dos filmes do trio, sendo que um dos momentos mais emocionantes da trama:"Durante a filmagem, foi caindo uma outra ficha. Eu percebi que o conflito do filme era resolvido por conta de um pedido que o meu pai fez a Roberto Carlos para compôr a música de abertura do filme Roberto Carlos em Ritmo de Aventura que provocou o reatamento da amizade." diz Lui Farias.O filme acaba sendo uma continuação dos filmes de Roberto Farias, como diz Lui: "cara, esse é o quarto filme da trilogia. É um spin off da trilogia do meu pai,saca?"

Com o passar dos minutos no filme, a trama vai adquirindo um tom mais sério e mostrando os desafios e as tristezas da história, como o fim da Jovem Guarda por conta do começo da carreira solo de Roberto Carlos, interpretado por Gabriel Leone.

A interpretação das músicas é excelente. Há um encaixe muito harmonioso dos momentos propícios para a música, tendo como exemplo a performance de Splish Splash, Minha Fama de Mau, Festa de Arromba e Devolva-me. Não há dúvidas da habilidade do trio Chay, Gabriel e Malu em quesito de voz. 

Malu Rodrigues, que interpreta Wanderléa, conta um pouco como foi o processo de preparação para a parte musical do filme:

"Eu acho que é muito mais difícil para nós que retratamos artistas que ainda estão vivos. A gente procura a aprovação deles. [...] A gente sempre optou por cantar, já que tinha o Chay que cantava, o Gabriel e eu. A gente escolheu cantar de verdade. A dublagem sempre afasta um pouco. A música por si só, para a gente que está interpretando, traz muita emoção. A música transforma pessoas. A gente curtia muito cantar as músicas e eu acho que isso muda o fato da gente agir e de pensar como personagem."

Bianca Comparato faz o papel de várias mulheres que passam pela vida de Erasmo ao longo dos anos, desde sua adolescência até sua fase adulta de sucesso, mas ele não é um papel superficial. É uma homenagem a Narinha, ex-mulher de Erasmo e grande amor de sua vida. Bianca explica a proposta: " as mulheres que vão aparecendo é como se ele estivesse buscando uma mesma mulher que ele encontra ao final do filme. Então é uma maneira de trazer a presença dela com amor e leveza e um pouco de poesia e brincadeira.Aquela coisa: te conheço de algum lugar?"

O filme é bem interessante para as novas gerações que não cresceu acostumada a cantar Erasmo, Roberto e Wanderléa e também para quem viveu acompanhando o auge do sucesso do trio. No entanto ele acaba se tornando cansativo pela guinada de um filme descontraído e alegre para um de tom mais pesado.

No final das contas, fiquem com o conselho de Chay Suede sobre o filme: "Eu acho que é um bom momento para você neto chamar o seu avó para ir ao cinema com você e fazer disso um programa."


Trailer



Título Original: Minha Fama de Mau

Diretor: Lui Farias

Roteiro: L.G. Bayão, Lui Farias, Letícia Mey

Elenco: Chay Suede, Gabriel Leone, Malu Rodrigues, Bianca Comparato, Bruno De Luca, Isabela Garcia

País/Ano: Brasil/2019

Distribuição: Downtown Filmes, Paris Filmes

Data de lançamento: 14 de Fevereiro de 2019

Nenhum comentário