Notícias

Quarto Nerd Recomenda: Filmes pra você assistir nesse Halloween


Vai comemorar Halloween e gosta de filmes? Que tal unir as duas coisas?

Juntamos aqui, filmes que nós recomendamos para a data, sejam eles temáticos ou não, para que você possa aproveitar a data com um entretenimento, seja sozinho ou com a família.


Coraline e o Mundo Secreto:


Animação baseada no livro de Neil Gaiman, produzida pelo estúdio Laika não se passa na data em questão mas sua história e seu estilo o tornam perfeito para a data com ótimo equilíbrio entre animação e um toque sombrio.

Coraline menina aventureira de 11 anos encontra em sua nova casa, a porta para outro mundo que é uma versão estranhamente idealizada de sua casa frustrante, mas possui segredos sinistros.


Poltergeist - O Fenômeno (1982):


Nesse clássico, uma família se muda para uma nova casa e logo começam a ocorrer eventos sobrenaturais. 

História por Steven Spielberg, o filme na época, revolucionou  com ótimos efeitos especiais que apesar de ultrapassados hoje em dia, não diminuem nem um pouco sua grandiosidade e qualidade.


Contos do Dias das Bruxas (Trick ‘r Treat):


Nada melhor que começar por um filme que se passa na própria data. Contos dos Dias das Bruxas se passa na noite de Halloween e aborda diferentes histórias de ambientadas na mesma cidade, com pequenas ligações entre elas. Podemos ver um pouco de tudo que um filme clássico de terror merece: psicopatas, zumbis, lobisomens, entre outras coisas.

Produção de baixo orçamento soube utilizar bem seus recursos abusando de maquiagem e feitos mais simples mas muito bem produzida.  


ParaNorman:


Essa simpática animação também produzida pelo estúdio Laika, é perfeita se você procura algo mais leve e ainda assim com toques de terror: Norman Babcock é um garoto comum que vive com sua família, vai para a escola se não fosse o fato de que ele pode ver espíritos! E um dia, ele é obrigado a usar sua habilidade para salvar sua cidade de uma terrível maldição. 

O filme surpreende muito pelo modo que foi feito, seja pela qualidade técnica ou pelo seu visual que lembra filmes terror mais antigos, e apesar de ser recomendado para crianças, ParaNorman aborda temáticas adultas o que torna ele um filme de terror mais light e perfeito para a data.


A Hora do Espanto (Fright Night) (1985):


Esse clássico terror traz Charlie, um garoto normal que um dia presencia algo suspeito do seu vizinho Jerry, que acaba de se mudar, e coincidências e hábitos estranhos fazem com que Charlie acredite que ele seja um vampiro mas ninguém a sua volta acredita nisso.

A Hora do Espanto é essencialmente obrigatório para quem gosta de filmes antigos com ótima produção, desde a maquiagens pitorescas aos efeitos especiais sem uso de computação gráfica.


Abracadabra (Hocus Pocus):


O filme conta a história de Max que acabou de se mudar para cidade de Salem, famosa pelas perseguições contra bruxas. Até que no dia de Halloween, Max, sua irmã Dani e Allison, garota do qual fez amizade na cidade, encontram uma antiga casa com antigos objetos e sem querer trazem três irmãs bruxas de volta a vida, e agora precisam correr contra o tempo para impedi-las.

Outro filme que apesar de feito para público mais jovem, também aborda uma temática mais pesada como o ocultismo mas é perfeito para a data e considerado um clássico.


A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (Sleepy Hollow):


Ichabod Crane é um detetive medroso e com métodos de investigações considerados inadequados para época em que vive, e um dia é enviado para cidade Sleepy Hollow onde ocorreram terríveis assassinatos por decapitações e todas as evidências apontam para um terrível cavaleiro-sem-cabeça que vaga. Agora Ichabod terá que confrontar sua própria covardia para resolver o mistério e impedir que mais assassinatos aconteçam.

Filme dirigido por Tim Burton, que na época, juntou o que sabia de melhor, seu estilo sombrio em um filme realmente de terror, e que é sem dúvida um prato cheio para quem procura algo mais sanguinário e ainda assim um pouco de comédia.


Os Fantasmas Se Divertem (Beetlejuice):


Após um acidente de carro, o casal acaba morrendo e viram fantasmas e agora vivem em sua, o  problema é quando uma inconveniente família compra se mudam, reformam e redecoram o lugar precisam assombrá-los até que resolvam deixar a casa para trás e deixá-los em paz.

Esse foi o primeiro filme longa que Tim Burton dirigiu e é considerado um de seus melhores trabalhos onde ele conseguiu usar a abusar do seu estilo louco com maquiagens  e cenários bizarros. Mesmo se tratando uma comédia bem ácida, Os Fantasmas Se Divertem parece feito para o próprio Halloween.


Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio (Evil Dead):


Produção que gerou diversas polêmicas em sua época, sendo considerado pesado de mais por conta de sua violência sanguinária e humor negro pesado, o filme só chegou ao Brasil oito anos depois de sua estreia original. É ideal para quem procura algo diferente do terror e ainda assim queira algo com doses de demônios e espíritos.


A Casa Monstro (Monster House):


A Casa Monstro mostra um trio de crianças que começam a desconfiar que uma casa da vizinhança esteja viva e devora brinquedos e pessoas que se aproximam dela, e agora eles provar para todos que a casa está viva e é perigosa.

Outro filme que se passa na data em questão. Vem ganhando cada vez mais carinho com o passar dos anos, equilibrando perfeitamente entre comédia e terror sem que fique muito infantil ou muito pesado.


Pânico (Scream):


Dirigido pelo mestre Wes Craven, o filme que renovou o subgênero slasher no terror traz uma série de assassinatos na cidade de Woodbury e o misterioso assassino brinca com suas vítimas se baseando em filmes de terror. Além do primeiro, o filme recebeu três ótimas continuações que também são ótimos para assistir em sequência. 


 O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas):


Um filme que apesar de servir mais para o Natal do quê para o Halloween, mergulha de cabeça e cria sua própria mitologia da data.

Aqui somos apresentados à Halloween Town (Cidade do Halloween), onde tudo é tematizado, inclusive seus habitantes, que são monstros e criaturas de todos os tipos. Durante o ano todos os cidadãos se preparam e dedicam seu tempo a se preparar para o próximo Halloween, e todos os anos, Jack Esqueleto, acaba ganhando o prêmio de “Rei do Halloween”. Jack cansado de sempre ganhar todos aos anos e dedicar seu tempo para o próximo Halloween, acaba encontrando a porta para o Pólo norte, onde se preparam o ano todo para o Natal, e ele fica maravilhado que decide se dedicar a tal festividade. 


Monstros da Universal:


Aqui está uma junção dos maiores clássicos do terror, os clássicos monstros, os pais do gênero terror que atravessaram tempo e até hoje são referência. Aqui estão as primeiras versões para o cinema de: Drácula, Frankenstein, A Múmia, O Homem Invisível, A Noiva de Frankenstein, O Lobisomem, O Fantasma da ÓperaO Monstro da Lagoa Negra


O Segredo Da Cabana (Cabin in the Woods):


Aqui está um verdeiro show de temas. O filme é com certeza, uma verdadeira homenagem aos clássicos do terror, fazendo referência indiretamente e ainda apresentando uma história própria original. Perfeito para a data.

Um grupo de jovens resolve passar o fim de semana em uma cabana isolada numa floresta e coisas estranhas começam a ocorrer levando-os a precisarem sobreviver e escapar do lugar. 


Halloween (1978):


Não podia faltar, não é? O filme que carrega título da data, é um absoluto clássico e completa 40 anos de existência, neste ano.

Escrito e dirigido John Carpenter, o filme se passa no próprio Halloween e conta sobre o maniaco Michael Myers que estava preso desde que matou sua irmã quando criança, retorna para a cidade de Haddonfiled e promete aterrorizar a noite de Halloween. 

Nenhum comentário